Semente Semanal #1 – Mark Richards

Águia dos Mares

Boa noite galera! O Árvore Surf valoriza surfistas e fatos marcantes que justificam nossa paixão e admiração por esse esporte que é parte essencial da nossa vida. Traz realização pessoal e uma incrível vontade de viver intensamente com alegria estampada no rosto.

A partir de hoje, todos os domingos mostraremos aqui na nossa coluna “Semente Semanal” histórias que não podem ser esquecidas quando o assunto é Surf!

Hoje vamos apresentar pra vocês a história de um surfista considerado por muitos o mais inovador de todos os tempos, Mark Richards.

Semente Semanal - Águia dos mares

Direto de um dos berços do surf mundial, Austrália – A “águia dos mares” como era conhecido, nasceu no ano de 1957 na cidade de Newcastle. Filho único de um pai humilde que vendia carros, Mark fez história no mundo do surf começando no esporte com apenas 6 anos, muito inspirado pelo seu ídolo Nat Young, desenvolveu um estilo único de dropar as ondas com os braços abertos, caracterizando o seu apelido.

Semente Semanal - Águia dos mares

Mark junto com Shaun Tomson e Wayne Rabbit  tornaram-se ícones da geração com o estilo mais inovador de se surfar uma onda, conhecido como o “Free Ride”. Essa parceria trouxe evolução de alto nível e o resultado foi ser o criador o 1º Campeonato Mundial de Surf.

Mark Richards além de inovar dentro d’água com suas manobras fortes, também se tornou o responsável pela evolução das Shortboards.

Em meados de 1976, inspirado pelos shapers Reno Abelliro e Dick Brewer, moradores natos do Hawaii, ele aprendeu a fazer suas próprias pranchas, talvez nem imaginando a dimensão do estilo que ele estaria moldando e construindo. Com o passar do tempo foi se aperfeiçoando e criou a famosa Biquilha Swalow! Uma prancha que define a junção entre o surf clássico e o surf moderno, e que até hoje é a preferida por muitos surfistas.

Semente Semanal - Águia dos mares

Em 1979, com sua twin-fin aperfeiçoada MR assumiu o trono. Consagrou-se o melhor no outside sendo campeão mundial nos anos de 1979, 1980, 1981 e 1982 vencendo em todos os tipos de onda e ganhou popularidade imensa com sua amada prancha Twinnie.

Além da conquista de campeonatos ele foi vencedor por três vezes, tanto do Surfer Poll quanto  ao prêmio  “Surfista do Ano”. Consagrações que lhe deram o prestígio e honra de se tornar um dos dois primeiros homenageados no Hall de Surf da Austrália of Fame.

Semente Semanal - Águia dos mares

Com o passar dos anos, Mark teve uma baixa em sua vitoriosa carreira. Desenvolveu um problema forte nas costas, e para atrapalhar mais ainda, rompeu os ligamentos do tornozelo, fatos que fizeram os admiradores de seu estilo com saudades, já que Mark ficaria longe do mar durante seis meses.

Durante sua recuperação ele voltou para Newcastle, onde trabalhou com seu pai em uma loja de Surf e nesse tempo longe das amadas ondas, Mark se casou com sua namorada de longa data. Em seguida, por conta de suas sérias lesões e dificuldade de recuperação foi obrigado aposentar-se precocemente.

Mas como seria para um surfista de corpo e alma como Mark parar de fazer o que tanto amava? 

O Águia dos mares soube que sua trajetória levantando troféus já estava praticamente dada por encerrada, mas continuou no foco do Surf Mundial participando de alguns eventos selecionados dos quais ele era convidado ilustre.

Chegou a ser convidado para o Billabong Pro no North Shore, um dos campeonatos que atrai os olhos mais apaixonados pelos tubos do Hawaii. Na temporada seguinte, Mark surpreendeu a todos mais uma vez quando voltou à sua rotina de conquistar troféus, desta vez, em Waimea e Sunset, depois de muitas dores superadas e já com 30 anos de idade, a águia dos mares  e sua biquilha estavam de volta se consagrando campeões. Deixando assim seu nome definitivamente marcado na história do surf mundial!

Confira o estilo do Surf de Mark Richards:

Semente Semanal - Águia dos mares Semente Semanal - Águia dos mares Semente Semanal - Águia dos mares mr Semente Semanal - Águia dos mares Semente Semanal - Águia dos mares Semente Semanal - Águia dos mares Semente Semanal - Águia dos mares Semente Semanal - Águia dos mares

Essa semana contamos a história de Mark Richards, uma história que vale a pena ser lida e admirada por quem ama o Surf como nós. Devemos ter como espelho pessoas como Mark, para ter a possibilidade de aprender, fortalecer e espalhar essa ideologia. Portanto quando você for dropar AQUELA vala em cima de sua monoquilha, abra os braços e sinta-se como uma águia!

Fortalecendo o verdadeiro espírito do Surf, vamos continuar nosso caminho. Fiquem ligados na próxima “Semente Semanal”, cultive e compartilhe essa ideia.

Uma ótima semana e boas ondas para cada um de vocês.

Curta!
Siga!

Anúncios

Um comentário sobre “Semente Semanal #1 – Mark Richards

  1. Pingback: Semente Semanal #15 Pranchas Pioneiras | Árvore Surf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s