Semente Semanal #4 Sustentabilidade

Sustentabilidade

Ninguém sabe ao certo de onde nós seres humanos viemos. As principais teorias existentes são baseadas em conhecimentos científicos, há também outras teorias baseadas em religiões e crenças. Muitas coisas são concluídas pelo pensamento de soberania que existe dentro da cabeça de muitos seres humanos.

Mas na realidade, devemos nos lembrar em todas as nossas atitudes que antes de segmentações envolvendo raças e espécies, nós somos todos seres vivos! Criação da Natureza. Criações que vem desde uma pequena planta, até um grande hipopótamo. Essa certeza que devemos ter sempre deve deixar de lado os nossos pensamentos de soberania.

Desde o início de nossa existência, o desequilíbrio entre formas de vida, fez com que o ser humano superasse suas dificuldades e incapacidades usando alternativas que envolvem outras partes da natureza. Os anos seguem passando e cada vez mais os seres humanos vão aumentando a capacidade de construir e armazenar CULTURA. Esse acúmulo de ideias fez com que a nossa interferência na natureza fosse vista como algo normal e necessário. Passamos a conviver com o consumo sem consciência, tiramos de criaturas e seres vivos muito do que eles têm de mais precioso e de direito natural. Aos poucos, tiramos tudo de essencial para que eles possam viver, deixando de lado o RESPEITO que eles merecem. Esquecemos que a questão não é “eles pensam” ou “eles falam”, a questão é: eles sofrem!

Com o passar do tempo, o ser humano e suas idéias de crescimento fizeram com que surgisse nossa atual forma sistemática de viver em sociedade, nos fazendo passar por momentos e atitudes que tivemos, onde nós mesmos ignoramos o direito simples de todo os seres vivos, que é viver. Alcançamos tamanha diferença, que chegamos num momento onde temos que encontrar o equilíbrio entre natureza e sociedade.

Aí surge a sustentabilidade…

O ser humano percebeu que no atual momento da humanidade, é essencial que tenhamos um pensamento ecologicamente correto, socialmente justo, respeitoso em relação à natureza, e até mesmo para algumas pessoas, um pensamento economicamente viável.

O que fazer com o que não queremos mais?

O nosso mundo mudou, e muitas pessoas também. Passamos a nos preocupar mais com tudo que hoje começa a nos fazer falta. Iniciativas básicas fazem com que as pessoas ajudem nessa grande dosagem feita para reestabelecer o equilíbrio natural. Atitudes como economizar energia, reduzir e evitar o uso de sacolas plásticas e materiais de difícil decomposição, reciclar o lixo, economizar água, fazem com que a realidade mude por conta da necessidade.

Vista como um fato atual, a sustentabilidade virou também um grande negócio.

Novos conceitos ecológicos fazem com que empresas andem mudando os seus antigos conceitos e incluam novas maneiras de trabalhar sustentavelmente. De uma forma geral, as empresas adotaram atitudes como a reciclagem, o tratamento de resíduos, o reflorestamento e outras coisas. Dessa maneira conseguem causar um impacto muito menor no ecossistema e da mesma maneira atingem os seus interesses pessoais através de clientes que se identificam com a marca por conta da realização pessoal de estar de certa forma ajudando o planeta.

Hoje a sustentabilidade é parte de nossa sociedade, e mesmo estando muito longe de atingir perfeitamente os ideais, devemos acreditar e continuar acreditando que um dia o tal equilíbrio biológico existirá.

A nossa realidade já não é a mesma, o nosso planeta não é mais o mesmo. Hoje cada pessoa, cada ser humano, deve fazer a sua parte. Devemos saber que antes de uma necessidade obrigatória que existe para que possamos salvar e criar a nossa própria sociedade, a natureza merece o nosso RESPEITO.

Pedimos para que seja consciente com a natureza. Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma, pois tudo que é criação natural, é irmã do homem, toda a criatura em desgraça tem direito a ser protegida.

Sonhamos que seja resgatado todo o bom sentimento pela natureza, pois enquanto não amarmos um animal, parte de nossa alma permanecerá adormecida.

Árvore Surf

Fortalecendo o verdadeiro significado da vida.

Curta e siga

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s