Semente Semanal #9 Reno Abellira

RENO ABELLIRA

Semente Semanal #9 Reno Abellira

Foi no Mundial de Surf de 1968, realizado em Porto Rico, que as linhas das ondas passaram a ser traçadas de uma maneira diferente e as pessoas presentes e todos ligados ao surf conheceram Reno Abellira.

Uma onda que parecia difícil de ser corrida, ficava fácil quando era Reno que dropava, não tinha como não se impressionar. Naquele dia, o campeão do circuito foi Fred Hemmings, o surfista sagrou-se campeão merecido, mostrando aos jurados manobras muito bem executadas, porém sempre dentro do seu estilo até então tradicional, mas desta vez as pessoas só comentavam sobre o surf mostrado que alcançou apenas o sexto lugar, era o surf de Reno Abellira.

Reno nasceu no Hawaii, na praia de Honolulu, no ano de 1950. Logo cedo, aos quatro anos de idade, o garoto descobriu o surf, paixão que seria para o resto da vida. Apesar de começar cedo, ele ganhou sua primeira prancha depois de um tempo, aos 11 anos de idade. Cinco anos depois, o ainda adolescente Reno Abellira apareceu em Makaha para a disputa do Campeonato Internacional Juniors. Foi superior a todos os outros competidores e levou o prêmio maior para casa. Foi sua primeira conquista, e ainda era pouco, o garoto voltou no ano seguinte e conquistou pela segunda vez o campeonato. No mesmo ano, em 1966, acontecia o primeiro campeonato profissional da história do Hawaii, era o Circuito Nose Riding Hawaiian. Apesar da pouca idade, Reno conquistou o primeiro lugar, levou pra casa um prêmio de US $200, e levou para o mundo uma nova maneira de surfar.

O surf estava ali, conhecendo um novo estilo!

Em 1968, consagrado mais uma vez campeão juniores do Hawaii, Reno foi disputar o mundial de Porto Rico. Na época o surf que dominava era o que hoje em dia chamamos de clássico, privilegiando a linha. A partir daí surgiu um novo estilo.

Era a chegada da Revolução Shortboard

Reno surfava em uma velocidade incrível, suas manobras eram muito mais agressivas, era inovador. Reno marcava a divisão entre o surf conservador da velha guarda e uma nova geração de surfistas inovadores. Continuou mostrando em campeonatos que disputava o que era a nova geração do surf, sempre alcançando ótimas colocações.

Semente Semanal #9 Reno Abellira

No Dia de Ação de Graças de 1974, ele mostrou mesmo que era possível o surf se dividir em estilos diferentes. Aconteceu o Smirnoff Pro. A praia de Kamehameha Highway estava abarrotada de gente para ver a nova geração e a velha guarda disputando ondas gigantescas e assustadoras em um clima de pura paz. Este seria um dia verdadeiramente épico. O campeonato tinha feras como James Jones , Peter Townend , Sam Hawk, Clyde Aikau , e Jeff Hakman. Jeff seria o adversário de Reno na grande final. Era o encontro de dois estilos, em um pico alucinante. Para muitos, o dia mais incrível da história do surf. No fim de uma disputa extremamente acirrada, a multidão na praia foi à loucura quando foi anunciado como campeão Reno Abellira. Aí então, todos sabiam seu nome.

Semente Semanal #9 Reno Abellira

As praias do North Shore eram dominadas pelos shortboarders nos anos 70

Reno Abellira, Barry Kanaiaupuni , Gerry Lopez, Eddie Aikau eram “Deuses” para os havaianos. Sua caminhada para a história continuou quando Reno começou a fazer pranchas com a ajuda e os ensinamentos da lenda havaiana Dick Brewer. Reno produzia pranchas de alto nível e performance, afinal eram pranchas feitas pelo cara que mudou a maneira de surfar. Trabalhando para a Lighting Bolt, o seu estilo de fazer as pranchas também era inovador, novas rabetas e novos caimentos de bordas serviram como inspiração para que Mark Richards criasse sua famosa biquilha.

Semente Semanal #9 Reno Abellira

Diferenciado na velocidade, diferenciado nas manobras, e diferenciado no modo de fazer pranchas, Reno Abellira cravou seu nome na história do surf Clássico e inovador!

Semente Semanal #9 Reno Abellira

Árvore Surf
Fortalecendo o verdadeiro espírito das raízes do Surf.

Curta
Instagram
Twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s