Semente Semanal #14 Montgomery Kaluhiokalani

Montgomery Kaluhiokalani

Semente Semanal #14 Montgomery  Kaluhiokalani

Quando o surf surgiu, era muito voltado para um segmento, onde você pega a sua prancha, abre um belo sorriso no rosto, e cai no mar para deslizar sobre as ondas com a sensação de estar flutuando em um lugar mágico.

Cada surfista tinha o seu longboard, e vivia de onda em onda se divertindo ao deslizá-las.

Com o passar dos anos, o surf foi sendo apresentado para o mundo. Pessoas com diferentes pensamentos e diferentes culturas, passaram a conhecer arte de surfar. E então o surf começou a mudar.

Aí vieram os anos 70!

Caras como Mark Liddell e Lerry Bertleman surpreendiam a todos quando conseguiam encontrar espaços inimagináveis para fazer uma curva dentro da onda. Era a mudança da maneira de surfar, era o surf se revolucionando. Revolução que tinha como um dos protagonistas o havaiano Montgomery “Buttons” Kaluhiokalani.

Semente Semanal #14 Montgomery  Kaluhiokalani

Montgomery Kaluhiokalani nasceu no dia 30 de março de 1959 no Hawaii, cresceu e viveu ali, acompanhou bem de perto o nascer das novas ShortBoards que surgiam, e se espalharam pelo mundo.

As novas pranchinhas precisavam também de novos olhares e novas mentes abertas para colocar em prática tudo aquilo que elas tinham para nos mostrar. Nada mais inovador do que uma turma de jovens havaianos totalmente espontâneos que impulsionaram a nova maneira de deslizar na onda, muito mais dinâmica, muito mais veloz. Eles eram chamados de “Buttons”.

Semente Semanal #14 Montgomery  Kaluhiokalani

Kaluhiokalani era um desses garotos. Mostrou ao mundo o que o mundo começou a amar. O Surf com as ShortBoards passou a ser um estilo paralelo, lado a lado com o surf clássico. Aos nove anos de idade ele estava aprendendo a surfar na praia de Waikiki. Imagine ter o seu berço do surf divido com caras como Reno Abellira e Jeff Hakman.

Surfando com as pranchas feitas sempre da melhor forma por Bem Aipa, seu estilo imprevisível ganhou a atração do mundo. Os surfistas apresentavam sempre inovações, manobras baseadas no skate. Embora hoje seja comum, dar um 360º foi idéia desses garotos.

Com apenas 17 anos de idade, Kaluhiokalani venceu a sua primeira competição, o Pro Trail at Sunset, mais pra frente, vieram mais títulos em Malibu, venceu também no Japão em 1982, e Peru em 1984.

Buttons era um surfista inovador e exemplar no que fazia. Vivia dando lições em palestras para que os jovens não entrassem no mundo das drogas, pena que ele não conseguia seguir o seu próprio conselho. Kaluhiokalani era usuário de drogas, motivo que acabou com a sua saúde e carreira. No ano de 1985, Button saiu do cenário do surf levado pelas drogas, voltou em 1996, surfando muito, mas dois anos depois, em 1998, ele foi preso pela polícia de Oahu por estar envolvido em um laboratório de metanfetamina. A acusação foi retirada sete anos depois.

Numa entrevista para a revista Surf Magazine, Button falou abertamente sobre o assunto e pediu desculpas por não dar o exemplo correto.

Aos 51 anos de idade, ainda surfando elas ondas, Kaluhiokalani foi pai de outro filho, que se juntava aos seus outros seis irmãos, formando assim uma turma de sete filhos e sete netos.

Em Agosto desse ano, o revolucionário surfista foi diagnosticado com câncer no pulmão. Três meses depois, somos obrigados a dizer adeus a uma lenda admirável, um espírito inovador, uma mente diferenciada, uma figura respeitada por todos os surfistas.

Deixamos de ter a honra de dividir vibrações com um cara que nasceu no surf e respirou surf durante toda a sua vida.

O Árvore Surf agradece à Montgomery “Buttons” Kaluhiokalani por ajudar a fazer do surf uma prática que aprendemos a amar.

Descanse em paz.

Semente Semanal #14 Montgomery  Kaluhiokalani

Árvore Surf Brasil

Fortalecendo o verdadeiro espírito da essência do Surf.

Curta / SigaÁrvore Surf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s