Do Luxo ao Lixo: Todo fim de ano é assim

Entra ano acaba ano e é sempre a mesma coisa. O “Seu José” ou a “Dona Maria” resolvem alugar uma van e passar o dia na praia. Ótimo, olha que coisa boa, cerveja, refrigerante, comidas, tudo em fartura. Mas isso só seria perfeito se não tivesse um detalhe que me incomoda muito. A HORA DE IR EMBORA. Nossos queridos amigos turistas juntam suas coisas, guardam suas cadeiras, tiram as crianças da água e TCHAU! Mas perai, não ficou faltando nada? E as embalagens dos alimentos? As garrafas de refrigerante? As latas de cerveja? Tudo isso e mais um pouco espalhados pela areia. Isso, quando não me deparo com fraldas descartáveis simplesmente jogadas.

Do Luxo ao Lixo: Todo fim de ano é assim

Outro dia indo embora da praia, dei de cara com um pregador de roupas jogado na areia, fiquei louca da vida, inconformada! Isso me indigna tanto, mais tanto! Moro na praia e durante o ano inteiro consigo enxergar com nitidez a areia limpa, apenas com sujeiras vindas pelo mar. É claro que também existem moradores locais que também não fazem questão de colaborar, mas ainda tenho esperança que um dia eles se conscientizem também.Também devo frisar a falta de incentivo das prefeituras locais aos próprios turistas. Por exemplo, alguma maneira de conscientizar e estimular quem gosta de sujar a praia a cooperar por uma natureza mais feliz!

Mas voltando a falar do turista, me pego pensando o que passa na cabeça desse cidadão que espalha lixo pelas praias? Ele não imagina que com a ressaca do mar, o lixo será levado e muitos animais morrerão por conta da preguiça dele? Que inúmeras tartarugas irão confundir o saco plástico com algum alimento e morrerá por falta de responsabilidade de um cara “que só veio curtir a praia”. Que muitas pessoas praticam esportes no mar, e terão que dividir o espaço e poder até se machucar com alguma coisa. Pelo amor de Deus, isso é básico, isso é educação e vem de casa.

Do Luxo ao Lixo: Todo fim de ano é assim

Imagina se nós “caiçaras” (com muito orgulho), resolvessemos ir até a casa dele e jogar lixo por todo seu quintal, e ir embora como se não estivesse fazendo nada de errado. É assim que eu me sinto, como se centenas de desconhecidos viessem no quintal da minha casa, despejassem toneladas de lixo e virassem as costas.

Existem pessoas de bem, que é assim que me refiro a eles, que vão até a praia recolher todo o lixo dos “nossos amigos” mal educados. Eles recolhem sacolas, latas, bitucas, embalagens, colocando as no lugar correto. Que para quem não sabe chama-se LATA DE LIXO. Acho isso um tanto quanto fascinante, porque só quem mora na praia sabe o quanto é valoroso ter essa imensidão azul diante dos nossos olhos, e poder usar aquele lugar para se divertir sem causar danos à natureza.

Do Luxo ao Lixo: Todo fim de ano é assim

E você, meu amigo da cidade sem praia? Como se sente sendo responsável pela morte de animais, poluição de uma praia linda e pelo repúdio dos moradores locais? Você gostaria que eu entrasse na sua casa e colocasse todo o meu lixo diante do seu nariz? Se sentiria bem se fosse levar seu filho para brincar e se deparasse com uma sujeira sem tamanho?

Usando toda minha sinceridade, espero que a cada vez que a praia onde eu moro, ou onde pessoas que conheço moram ficarem “nojentas”, “imundas”, que você ganhe uma hora a mais de congestionamento na sua volta pra casa!

Lembrando que ninguém é contra ao turismo e a visitação nas cidades litorâneas. Mas exigimos o mínimo de cuidado com a “casa” dos outros, para que sejam sempre bem vindos. Todo meu respeito aos turistas, contanto que respeite em primeiro lugar, o lugar onde eu vivo, porque assim vão estar me respeitando também!

Good vibes.

Por: Isa Monteiro

Árvore Surf Brasil

Fortalecendo o verdadeiro espírito da Sustentabilidade.

Curta / Siga

Deixe um comentário

