Semente Semanal #17 Árvores – Respeito fundamental

Todos nós nos surpreendemos cada vez mais com o brilhantismo dos animais, estamos sempre nos desenvolvendo. Mas é muito importante saber e sempre ressaltar o tamanho da importância das nossas amigas árvores. As árvores são um dos organismos mais incríveis que existem na Terra. Por ficarem paradas, o tempo vai passando, o mundo e o clima vão mudando e elas continuam paradas, e não têm a possibilidade de ir para um lugar mais harmônico. Fazendo assim da árvore, o organismo com o maior número de variações em relação ao seu funcionamento. Mas a importância das árvores para o equilíbrio do planeta vai mais longe. Embora com uma variedade imensa, as árvores têm algo em comum, todas fazem fotossíntese. O que significa dizer que durante o dia elas absorvem radiação solar e gás carbônico e liberam oxigênio e água, fazendo com que nós, animais, tenhamos um ar puro para viver.

Semente Semanal #17 Árvores - Respeito Fundamental

Na Amazônia, por exemplo, a quantidade de ar puro que sai das árvores é tão grande que acaba transformando a Floresta Amazônica numa reguladora de chuvas de quase todo o mundo. A Mãe Natureza foi bem generosa com a Amazônia. Na hora de criar a nossa floresta, não poupou ela de imensas riquezas naturais, criou paisagens e fenômenos belíssimos como o espetáculo do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, pintou um pôr do sol em tom dourado, desenhou formações rochosas curiosas esculpidas há milhares de anos e cachoeiras escondidas. Tem a maior floresta tropical do mundo, com extensão de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros quadrados.

A Amazônia é sim uma bela e imensa floresta.

Quando falamos de Floresta Amazônica, lembramos diretamente do norte do Brasil, mas ela não se limita a isso. A floresta pode ser encontrada em nove estados brasileiros (Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão) e em países como Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do território da Guiana Francesa. Em nenhum lugar do mundo existem mais espécies de animais e de plantas do que na Amazônia. Mesmo assim, apesar da Amazônia ser a região de maior biodiversidade do planeta, apenas uma fração dessa biodiversidade é conhecida. Em nossa riqueza nós conhecemos aproximadamente 30.000 espécies, cerca de 10% das plantas de todo o planeta. Na Amazônia o ambiente é auto sustentável, ou seja, não precisa de outros fatores para viver, sendo necessário apenas o que as árvores e o meio ambiente já tem. Dentro desse ambiente, temos árvores bastante conhecidas pelo nome, mas com certeza podem impressionar. Por exemplo a Aroeira, a sua árvore pode medir cerca de 30 metros de altura, com suas famosas folhas agrupadas, são usadas por muita gente para fins culinários, e também para ajuda efetivamente na composição de medicamentos terapêuticos para tratar sintomas febre e gripes. Até a resina é usada no tratamento de reumatismo e doenças respiratórias. Uma das espécies mais conhecidas de plantas medicinais da Amazônia é a árvore do guaraná, popularizado no mundo todo como refrigerante. Mas seus poderes vão muito além de refrescar. Na Amazônia, costuma-se tomar o guaraná em pó misturado com água. A bebida é um energético natural muito potente, com propriedades revigorantes, rejuvenescedoras e afrodisíacas, ainda ajuda no funcionamento do coração e dos músculos, ativa as funções cerebrais e a circulação periférica.

Semente Semanal #17 Árvores - Respeito Fundamental

Pendurados nas árvores podemos encontrar cipós que também podem ajudar muito. Temos como exemplo o Cipó Miraruira. Esse cipó, mesmo em estado natural, é usado diretamente no combate ao diabete, dependendo do grau de glicose no sangue, o cipó pode até dispensar o uso da insulina. Podemos citar também um cipó que é um grande estimulador do nosso sistema imunológico é usado como antiinflamatório. Ele ainda é indicado ainda para tratamento de doenças da próstata, ovário e órgãos genitais em geral, gastrite crônica, mau-hálito, cólera, reumatismo, doenças hepáticas, gota, diarréia, diabetes, câncer, cirrose, gastrite, enfim, o Cipó Unha de Gato é base para muitos medicamentos. Porém ultimamente tem ocorrido um aumento de desmatamento na região e com isso muitas espécies de árvores têm se tornando cada vez mais raras. É uma triste realidade que vivemos, mas é mais importante nós admirarmos com as grandes e surpreendentes qualidades e curiosidades que encontramos nessas grandes amigas que a mãe natureza criou para o mundo viver, do que sempre lembrar a injustiça feita por alguns homens que não conseguem entender o valor de uma planta. Seria muito importante que as pessoas lembrem sempre que as plantas dividem o mesmo espaço que nós. O respeito às nossas árvores nunca deve ser esquecido.

Semente Semanal #17 Árvores - Respeito Fundamental

Árvore Surf

Fortalecendo o verdadeiro espírito da Natureza.

Curta / Siga

Anúncios

Um comentário sobre “Semente Semanal #17 Árvores – Respeito fundamental

  1. Pingback: Semente Semanal #18 O Tráfico de Animais Silvestres no Brasil | Árvore Surf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s