Semente Semanal #20 Onça Pintada

ONÇA PINTADA

Semente Semanal #20 Onça Pintada

Qual seria o sentido da vida se alguém tivesse o direito de tirá-la de nós a qualquer momento por simples diversão? Infelizmente a nossa raça adotou para si própria uma maneira de viver que deixa de lado o respeito pela vida.

Parece absurdo, e realmente é. O tempo vai passando e não vemos melhora. A cada ano que passa o desmatamento e a caça proibida de animais só aumenta. Conscientizar é o mínimo que devemos fazer para que isso um dia acabe.

Vamos mostrar para vocês o que estamos ignorando quando abandonamos o poder da conscientização. Hoje vamos falar um pouco sobre um animal extraordinário, extremamente inteligente, e muito bonito. A onça-pintada, também conhecida como jaguar, é o terceiro maior felino do mundo, só perde para o tigre e para o leão. O seu comprimento total pode variar de 1,7 a 2,4 metros, e sua cauda é responsável por 52 a 66 cm do seu tamanho corporal.

Semente Semanal #20 Onça Pintada

Esta espécie mamífera magnífica habita uma grande região que vem do sul dos Estados Unidos até a Argentina.

A onça-pintada pode ser encontrada em diferentes e variados habitats, desde florestas tropicais na Amazônia, planícies inundáveis no Pantanal, florestas secas no México, campos arbustivos e abertos do Cerrado, e até mesmo em regiões semi-áridas da Caatinga, mas a preferência delas é um habitat próximo a rios e vegetações densas.

Semente Semanal #20 Onça Pintada

Sua pelagem varia do amarelo-claro ao castanho-ocreáceo e é caracterizada por manchas pretas em forma de rosetas de diferentes tamanhos. Estas rosetas são como a “impressão digital” do animal e servem para diferenciá-lo, pois cada um possui um padrão único de pelagem. É como a zebra que tem suas listrar únicas. Deste modo, com o uso de armadilhas fotográficas, é possível realizar a contagem de onças-pintadas e estimar o tamanho da população em uma determinada área.

Quando o assunto é caça, a onça se destaca. É um animal muito forte, com mandíbulas destruidoras. Quando uma onça ataca sua presa, sempre busca o ataque pelo crânio, já que impressionantemente, a sua mordida pode quebrar ossos e até mesmo cascos de tartarugas. A mordida das onças é duas vezes mais poderosa do que a de um leão.

Semente Semanal #20 Onça Pintada

A onça segue uma dieta bem conhecida no mundo dos felinos, é a dieta do banquete ou fome. O animal fica até uma semana sem comer, mas pode devorar até 20 kg de carne em um único dia.

É lindo ver a maneira de viver desse lindo felino. É difícil não se admirar. Mas não são todos que vêem dessa maneira.

Caçadores e investidores agropecuários deixam de lado o potencial de entender que uma onça é um ser vivo. Caçam e acabam com vegetações gigantescas para plantarem, venderem, e faturarem, esquecendo que ali, estão tirando a casa de várias espécies, incluindo a onça.

Os animais precisam de tudo da maneira que foi criado, ninguém precisa nem deve modificar nada. No Brasil, a onça-pintada é listada pelo IBAMA como ameaçada de extinção. Globalmente é classificada como “quase ameaçada”, mas essa é uma informação gradativa, já que há alguns anos, a espécie era encontrada em dois países que hoje já não são mais lares para esse mamífero, Uruguai e El Salvador.

A onça-pintada é legalmente protegida na maioria dos países que compreendem a sua distribuição, somente na Bolívia a caça ainda é permitida; um absurdo! E a espécie não tem nenhuma proteção legal no Equador e Guiana.

A Amazônia é, atualmente, o maior refúgio para a onça-pintada ao longo de toda a sua distribuição. Nos demais ambientes, a fragmentação de habitat e o consequente isolamento de suas populações são as maiores ameaças para a espécie.

Nesses casos, biólogos e protetores tem de fazer a manutenção e restauração de conexões entre populações isoladas. Essa é a principal estratégia de conservação para a onça-pintada.

Apesar de temidas, as onças costumam fugir de seres humanos. São raros os relatos de ataques ao homem, e quando eles acontecem, normalmente estão relacionados com a defesa de seus filhotes.

Em antigas civilizações da América Central e do Sul, a onça-pintada é considerada um símbolo de força. Os astecas, por exemplo, nomearam uma classe de guerreiros de elite como “Cavaleiros Jaguar”.

O termo “jaguar” vem do tupi-guarani, e significa “que mata com um salto”.

Semente Semanal #20 Onça Pintada

Na Mitologia Maia, é considerada um animal sagrado. Os índios usam sua gordura para passar no corpo das crianças, pois acreditam que isso lhes dá força. Também acreditam que ao comerem a gordura da onça, utilizando para isso a ponta de uma flecha, ficam mais corajosos.

A onça-pintada exerce importante função ecológica para a manutenção do equilíbrio dos ambientes. É um animal que exige extensas áreas preservadas para sobreviver e se reproduzir.

Dessa forma, é considerada uma espécie guarda chuva, pois suas exigências ecológicas englobam todas as exigências das demais espécies que ocorrem no seu ambiente.

Os hábitos e costumes da onça-pintada são muito admiráveis e infelizmente ela faz parte de uma triste lista de ANIMAIS QUE ESTÃO SUMINDO. Só é necessário o tempo para que essa espécie suma de vez do nosso planeta. E assim, bisnetos e tataranetos irão conhecer a onça-pintada como um animal que existia há muito tempo.

Basta!

O homem precisa amar e respeitar todos aqueles que também podem amá-lo e o respeitá-lo.

Árvore Surf  Brasil

Fortalecendo o verdadeiro espírito da vida.

Curta / Siga

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s