Semente Semanal #21 Xingu

Xingu

Antes de a nossa terra ser descoberta, muito antes de se tornar Brasil, já havia muita gente morando por aqui.

Semente Semanal #21 Xingu

Como sabemos, os índios viviam entre as árvores e rios antes do chamado homem branco chegar. Culturalmente, os índios vivem de maneira passiva e naturalista, dividindo o seu espaço com os outros seres que também respiram, sempre os respeitando.

No ano de 1500, as embarcações de Pedro Álvares Cabral chegaram nessa terra tão bonita. Os portugueses foram se familiarizando aos poucos com o povo nativo e assim, conquistaram a confiança dos índios.

Já se passaram 514 anos que acontecia o começo do que hoje vivemos. Os anos foram passando e a maneira cultural de viver dos europeus começou a dominar por completo o velho naturalismo dos índios. Com novas famílias surgindo e a imigração do povo português para o Brasil, o país cresceu financeiramente e entrou num sistema que vem evoluindo cada vez mais e mais.

Semente Semanal #21 Xingu

Será que os velhos índios que antes viviam na paz de sua terra e faziam da natureza uma amiga do dia a dia mudaram a sua cultura? Mudaram a sua maneira de pensar? Na verdade não. Os índios e as árvores simplesmente foram dando espaço e se adaptando à falta dele já que o homem branco vinha aumentando sua civilização e ocupando muito mais espaço. Essa evolução começou a virar um problema sério e com extrema necessidade de respeito na década de 40. É quando começa a aparecer a história de três irmãos que pensavam um pouco diferentes da maioria.

Os Vilas Boas foram três irmãos que decidiram entrar numa desbravadora aventura organizada e financiada pelo governo, onde voluntários iriam conhecer terras novas onde o tal governo poderia aproveitar e lucrar como sempre.

De uma aventura no meio do mato,  Leonardo, Cláudio e Orlando Vilas Boas se tornaram os primeiros a defender o direito daqueles que já estavam nas terras que para o governo era  “desconhecida”.

Semente Semanal #21 Xingu

Recentemente, no ano de 2012, passava-se em alguns cinemas o filme Xingu. O filme que tem apoio do Governo Federal conta com toda a grandeza merecida a história dos três irmãos defensores dos índios, que se juntaram aos nativos para lutar contra o tal crescimento absurdo do sistema, que estava acabando com as terras deles. A luta foi intensa, e a vitória foi alcançada. Partiu dos Vilas Boas a ideia de o governo ceder uma boa parte da terra para os índios. Um lugar só deles onde o governo não mexeria. Assim surgiu o Parque Nacional do Xingu.

Apesar da pouca divulgação do filme, muita gente assistiu, e  filme foi considerado um sucesso.

Hoje em dia o parque tem mais de 50 anos de existência e os irmãos Vilas Boas são considerados heróis nacionais.

Mas será mesmo que todo esse reconhecimento existe?

São considerados heróis aqueles que com muita luta conseguiram convencer o governo a parar e conceder um espaço só para índios dentro de uma terra onde quem nasceu e recebeu o povo branco foram os próprios índios.

Parece estranho né?

Então o que devemos considerar aquelas que deixaram a cultura e tradição indígena para trás e começaram a dominar todos e todos os espaços para sua própria comodidade? Talvez os vilões?

É claro que isso tudo foi o começo do que vivemos hoje e que já estamos acostumados, comprar, vender e crescer hoje é normal em todas as famílias. Mas será que eticamente, lá no começo, não fomos um pouco “folgados”?

Talvez todos nós soubéssemos a resposta para essa pergunta. Fato é que hoje pouca coisa pode ser feita, e pouca gente pensa diferente como os três irmãos da década de 40.

Hoje fazemos parte do sistema governamental e basicamente nos resta fazer a nossa parte, batalhar e resolver problemas para conseguirmos a nossa sobrevivência.

Semente Semanal #21 Xingu

Afinal os heróis nacionais são aqueles que resolveram um dos grandes problemas criados pela falta de respeito e abuso do tão nobre e reconhecido “Governo”.

Parece que hoje, nós todos somos heróis nacionais.

Obrigado a você que respeita a o próximo.

Árvore Surf

Fortalecendo o verdadeiro espírito da vida.

Facebook / Instagram / Twitter

Anúncios

Um comentário sobre “Semente Semanal #21 Xingu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s