Semente Semanal #35 Compostagem

Em 2015, o projeto Composta São Paulo realizou um levantamento onde identificou que 51% do lixo produzido atualmente no Brasil é de origem orgânica, ou seja, a quantidade de detritos que são enviados para os, sempre lotados, aterros sanitários poderia ser reduzida.

Isso seria possível através da técnica de compostagem, que consiste num processo biológico de decomposição, que transforma resíduos orgânicos (cascas de frutas, legumes, borra de café entre outros) em composto fertilizante.

Este processo devolveria para a natureza aquilo que foi tirado da própria natureza, fechando um ciclo e transformando em adubo útil, colaborando com ações sócio ambientais.

Árvore Surf Semente Semanal #35 Compostagem

É necessário desmistificar algumas questões a respeito do processo de compostagem pois é comum acreditar que este procedimento não é viável em áreas urbanas, que  ocupa muito espaço, causa mau cheiro e desconforto.

Nenhuma dessas afirmações corresponde com a verdade, é possível compostar resíduos otimizando o espaço disponível e manejando recipientes de forma que o oxigênio faça parte do processo de decomposição.  Vale a pena lembrar que, durante este processo, o composto atingirá temperaturas elevadas impossibilitando a sobrevivência de insetos indesejados também .

Utilizando proporções corretas de matéria orgânica e matéria marrom (folhas secas, palhas e serragem), é possível criar condições saudáveis para o processo, não existindo mau cheiro e viabilizando a compostagem.
O objetivo é resignificar a relação que temos com os resíduos. Transformar um problema em solução, encontrar alternativas simples e lidar com os resíduos que produzimos. Nos empoderando de técnicas como a compostagem, estamos mais próximos de nos transformarmos em agentes de mudanças. Vamos multiplicar e contribuir para o bem estar da nossa casa, a Terra!
Andréia Previato Botelho
Curta Árvore Surf – Siga @arvoresurf
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s