Semente Semanal #38 Agricultura Urbana

Quando pensava em agricultura, imaginava um grande espaço verde ao ar livre e bem distante das áreas urbanas. Pouco sabia sobre plantio em pequenos espaços e na verdade, não imaginava que seria possível otimizar esses espaços para a produção de alimentos. Tive conhecimento deste tipo de prática a pouco tempo, comecei a pesquisar, encontrei muitas iniciativas que utilizam essa alternativa de plantio identificando como agricultura urbana. Este tipo de técnica contempla todos aqueles que, assim como eu, moram em alguma cidade sem grandes espaços para plantio mas ainda assim buscam alternativas para produzir seu alimento, ou pelo menos, alguma parte dele.

Resignificando resíduos produzidos na cidade, qualquer material é transformado: galochas, pneus, caixote de feira, garrafa térmica quebrada podem ser lindos vasos. Os espaços são transformados e pensados de forma que você trabalhe com aquilo que está disponível (é um conceito da permacultura também), não é necessário mudar para uma grande casa, quebrar paredes do apartamento ou sair da cidade. Aproveitando os espaços ociosos para plantar, seja no chão ou nas paredes, é possível inclusive quando têm pouco sol ou somente luz indireta, pois existem diversas plantas que se desenvolvem bem nesse tipo de situação (pancs – plantas alimentícias não convencionais – são um bom exemplo).

O contato com a terra propõe um resgate com a origem dos alimentos que consumimos e um desaceleramento na nossa rotina. Mudar nosso olhar para a cidade, enxergando na prática que é possível produzir alimentos em pequenos espaços, só traz consequências positivas, tanto para a nossa vida como também para a Terra!

Andréia Previato Botelho
Curta e siga @arvoresurf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s