Semente Semanal #40 Sintropia

Agricultura Sintrópica: trabalhando a favor da natureza e não contra ela

O que muitas vezes chamamos de pragas nas plantações de soja, milho, couve, ou qualquer outra monocultura em grande ou pequena escala, nada mais são do que agentes da natureza agindo a favor dela. Esses insetos entendem a monocultura como algo artificial ou não natural e por isso atacam, na busca de restabelecer a ordem natural das coisas.

Semente Semanal #40 Sintropia

Em uma floresta tropical por exemplo, existe uma infinidade de espécies , e esse é justamente o motivo pelo qual ela se mantém viva e em harmonia, se tem grande variedade de espécies crescendo juntas. A monocultura desgasta o solo , reduz a biodiversidade, e ainda há desvantagem econômica , já que uma única praga ou doença comprometeria a produção toda.

Em contrapartida os sistemas agroflorestais geram vida , uma ótima opção para recuperar áreas degradadas e gerar alimento, são ricos em biodiversidade, é um sistema que se auto-sustenta, muitas árvores, diversidade de espécies, muita matéria orgânica caindo o tempo todo no solo se decompondo, gerando nutrientes para este, protegendo veios de água e lençol freático, favorece o surgimento de microclimas, devido as árvores que retém mais umidade deixando o clima mais ameno. O sistema agroflorestal ou agricultura sintrópica não so preserva o ambiente, mas traz o surgimento da vida. Como diz Ernst Gotsh: ”devemos trabalhar para criar áreas de inclusão permanente e não de proteção permanente.”

Maria Claudia Lisbôa Fernandes.
Curta Árvore Surf
Siga @arvoresurf no instragram

Em breve estaremos com Site Oficial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s